Dra. Samira Cotta

Outubro Rosa, história desde 1990

O primeiro mês que ganhou cor, Outubro Rosa! Com o tempo outros meses foram colorindo o calendário neste movimento de prevenção e diagnóstico precoce do câncer. A cor rosa é amplamente usada como símbolo de conscientização sobre o câncer de mama, e podemos notar vários pontos de referência, edifícios e produtos adornados com fitas e luzes rosa para mostrar apoio à causa.

Dra Samira é médica clínica, oncologista e paliativista,

com área de atuação em predisposição hereditária ao câncer

e modulação epigenética para prevenção

e redução de recidiva no câncer.

Currículo

  • Pós Graduada em Oncogenética em 2023 pelo H. Albert Einstein.
  • Médica pela UFJF em 2011.
  • Especialista em titulada em Clínica Médica em 2014 pela FHEMIG , RQE 38754
  • Especialista em titulada em Oncologia Clinica em 2017 pela UFMG, RQE 38755
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, SBOC
  • Pós Graduada em Cuidados Paliativos em 2020 pela PUC-MG.

Dra. Samira Cotta vem trabalhando nos últimos anos de sua carreira com estratégias de prevenção ao câncer como ferramenta para reduzir o impacto da doença na vida de tantas pessoas e de tantas famílias.

A história do Outubro Rosa

Tudo começou quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure realizou a primeira “corrida pela cura” em 1990 na cidade de Nova York. Na ocasião os corredores receberam um laço rosa que foi usado durante a corrida. Posteriormente este laço passou a ser usado com símbolo da luta contra o câncer de mama.

A campanha

Também conhecido como Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, outubro Rosa é uma campanha internacional anual de saúde organizada para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, promover a detecção precoce e fornecer informações sobre prevenção. A campanha decorre durante todo o mês de outubro e é marcada por vários eventos e atividades que visam educar o público sobre o câncer de mama e incentivar as pessoas a fazerem rastreios regulares e adotar medidas preventivas de promoção da saúde. Durante o Outubro Rosa, muitas organizações, comunidades e indivíduos participam organizando eventos como arrecadação de fundos, caminhadas, corridas e seminários educacionais.

O propósito do Outubro Rosa

Prevenção primária

Consiste em ações que objetivam evitar ou minimizar o risco da doença acontecer. Existem fatores de risco classicamente associados ao surgimento do câncer. Como exemplo temos o tabagismo, etilismo e obesidade, dentre vários outros.

Prevenção secundária

Objetiva o diagnóstico precoce da doença, de modo a aumentar as chances de cura. Os exames de mamografia e ultrassonografia, bem como auto exame das mamas são exemplos de prevenção secundária.

Prevenção terciária

Neste nível estamos atentos aos sobreviventes do câncer e às possíveis sequelas que a doença ou tratamento possam ter deixado. Após o tratamento, cura ou estabilização da doença é preciso voltar a viver. Há muitas forma de atuar na promoção de saúde metabólica e qualidade de vida aos que sobreviveram, e que trazer novamente cor à sua vida.

Orientações para prevenção do câncer e outras doenças

  • Mantenha uma alimentação saudável com comida de verdade! Ultra processados devem ser uma parte eventual e mínima da sua dieta.
  • Movimente-se, o exercício físico é capaz de equilibrar vários processos metabólicos e fortalecer seu sistema imunológico.
  • Cuide de sua saúde mental. Sabemos que nem tudo na vida está sob nosso controle. Por isso, o processo terapêutico pode ser muito bem vindo. Não é preciso estar sozinho.
  • Preze pela qualidade do seu sono. Existem várias formas de construir uma noite tranquila, mas caso seja algo desafiador, não hesite em buscar ajuda. Este é um ponto importante para equilíbrio físico psíquico.

Leia também

https://ninho.inca.gov.br/jspui/bitstream/123456789/14911/1/Cartilha_c%c3%a2ncer_de_mama_2023_8_ed.pdf

Câncer, mais de 100 tipos de doenças

Cuidados Paliativos! Na prática, o que significa?

Oncologista clínico: Você sabe em que trabalha esse especialista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *